domingo, 28 de outubro de 2012

Tema da aula: Construção da centena e da unidade de milhar.



Aula dia 18/09/2012
Aula ministrada pela professora Ynayah
Tema da aula: Construção da centena e da unidade de milhar.
Construção da centena, dezena e unidade
A construção da centena e da unidade de milhar.
Este conjunto é composto por peças brancas simbolizando cada uma a unidade, barras vermelhas ou azuis simbolizando a dezena, placas simbolizando a centena e cubos representativo do milhar. Permite o cálculo das operações matemática.



O sistema de numeração que usamos é um sistema decimal, pois contamos em grupos de 10. A palavra decimal tem origem na palavra latina decem, que significa 10. Ele foi inventado pelos hindus, aperfeiçoado e levado para a Europa pelos árabes. Daí o nome indo-arábico.

Esse sistema de numeração apresenta algumas características:

Utiliza apenas os algarismos indo-arábicos 0-1-2-3-4-5-6-7-8-9 para representar qualquer quantidade.

Cada 10 unidades de uma ordem formam uma unidade da ordem seguinte. Observe.

10 unidades = 1 dezena = 10

10 dezenas = 1 centena = 100

10 centenas = 1 unidade de milhar = 1000

Outra característica é que ele segue o principio do valor posicional do algarismo, isto é, cada algarismo tem um valor de acordo com a posição que ele ocupa na representação do numeral.

Temos, então, o seguinte quadro posicional (ou de ordens):

        4º ordem                3º ordem                    2º ordem             1º ordemunidade de milhar    centena de unidades     dezena de unidades        unidades

Observe: Neste número: 632 o algarismo 2 representa 2 unidades e vale 2 (1º ordem) ; o algarismo 3 representa 3 dezenas, ou seja, 3 grupos de 10 unidades e vale 30 (2º ordem); o algarismo 6 representa 6 centenas, ou seja, 6 grupos de 100 unidades e vale 600 (3º ordem). Ou seja, 600 + 30 + 2 é igual a 632, que lemos seiscentos e trinta e dois. Neste número: 7.156 o algarismo 6 representa 6 unidades e vale 6 (1º ordem). o algarismo 5 representa 5 dezenas e vale 50 (2º ordem). o algarismo 1 representa 1 centena e vale 100 (3º ordem). o algarismo 7 representa 7 unidades de milhar e vale 7000 (4º ordem).
exemplo:
O tio de Tiago é dono de uma padaria que vende deliciosos pães, roscas, salgados e doces. Ele utiliza muitos ovos em sua padaria, por isso comprou 10 caixas de ovos. E cada caixa possui 10 ovos.Perceba que 100 unidades equivale a 10 dezenas e a 1 centena. Observe como são formados os números dados por uma centena. 



A unidade pertence a 1º ordem, a dezena pertence a 2º ordem e a centena pertence a 3º ordem. Veja: 


Unidades, centenas, dezenas e milhares
10 + 10 = 20 = 2 dezenas
10 + 10 + 10 = 30 = 3 dezenas
10 + 10 + 10 + 10 = 40 = 4 dezenas
10 + 10 + 10 + 10 + 10 = 50 = 5 dezenas
10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 = 60 = 6 dezenas
10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 = 70 = 7 dezenas
10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 = 80 = 8 dezenas
10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 = 90 = 9 dezenas
10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 = 100 = 10 dezenas
Uma centena tem 10 dezenas
1 centena = 10 dezenas = 100 unidades
100 + 100 = 200 = 2 centenas
100 + 100 + 100 = 300 = 3 centenas
100 + 100 + 100 + 100 = 400 = 4 centenas
100 + 100 + 100 + 100 + 100 = 500 = 5 centenas
100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 = 600 = 6 centenas
100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 = 700 = 7 centenas
100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 = 800 = 8 centenas
100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 = 900 = 9 centenas
100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 + 100 = 1000 = 10 centenas
Um milhar tem 10 centenas
1 milhar = 10 centenas = 100 dezenas = 1000 unidades

Todo número pertence a uma ordem e uma classe. Poderão pertencer às classes de milhões, milhares e unidades simples, e cada uma dessas ordens possui as ordens: unidade, dezena e centena. 


Para conseguir fazer com que os alunos pratiquem qual classe e ordem um determinado número pertence é interessante utilizar o ábaco. Para isso devemos construí-lo. 



Será necessário um isopor, 6 palitos de churrasco, tinta nas cores: azul escuro, lilás, amarelo, verde, azul, vermelho, cola (de isopor), EVA. 



A base do ábaco é construída com o isopor. 




Os palitos irão marcar as classes e ordens 



As peças serão construídas com EVA (construir 10 peças de cada cor). 


Depois da construção do ábaco, basta distribuir para cada grupo de alunos números para que eles representem no ábaco, por exemplo: 


O número 456.789 (quatrocentos e cinqüenta e seis mil e setecentos e oitenta e nove) ficaria no ábaco da seguinte forma: 


CM    DM    UM    C    D     U 

  4        5       6       7    8      9 





• Os números são escritos no ábaco da direita para a esquerda. 


• Ao passar os números para os grupos é importante pedir que os escreva por extenso.

Referencias Bibliográficas

Fazendo e Compreendendo: Matemática - 1 Série - 1 Grau
Autor: SANCHEZ, LUCILIA BECHARA,LIBERMAN,MANHUCIA PERELBERG, MOTTA REGINA LUCIA DA WEY Editora: Saraiva Origem: Nacional Ano: 2005 

Livro - Aprender Juntos: Matemática 1 - Ensino Fundamental - Rossi ,Silvana Julio, Editora Sm ano 2006


Referencias: 


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